Nove estratégias para reduzir custos fixos e variáveis na empresa

Para enfrentar momentos de turbulência econômica nos negócios é indispensável à toda empresa ter boa gestão financeira, pois, só assim, a companhia poderá planejar-se para ser mais lucrativa, obter mais resultados e evitar desperdícios, sem deixar cair a qualidade da entrega.

Confira nove dicas que contemplam estratégias de redução de custos, desde controle de estoques e despesas até como evitar gastos excessivos com água, luz, equipamentos, taxas e impostos.

– Controle as despesas fixas e variáveis – A gestão adequada dos custos é a chave para determinar a saúde do fluxo de caixa. É por meio do monitoramento financeiro que será possível acompanhar a necessidade de redução de gastos e ou de reestruturação do negócio.

– Saiba qual é o melhor regime tributário para a sua empresa – Estar enquadrada em um regime tributário que gere mais custos é um problema. Por isso, conhecer o sistema mais adequado é essencial para saber quais impostos realmente precisam ser pagos. Há diferentes modalidades, como Simples Nacional, lucro presumido e lucro real. 

– Conheça formas alternativas de contratação – As modalidades que passaram a valer com a Reforma Trabalhista de 2017 podem ser vantajosas na hora de contratar com mais flexibilidade e eficácia. Há duas opções excelentes de recrutamento: a contratação de autônomos e o trabalho intermitente.

– Reduza os impactos da folha de pagamento de forma legal – O Regime Especial de Piso Salarial (Repis) é um grande benefício aos pequenos empreendedores, pois permite que eles trabalhem com um piso mais reduzido e mais adequado à realidade de cada um. O impacto econômico pode chegar a 10%, a depender do tipo de empresa.

– Energia elétrica – Diante de custos cada vez maiores, uma boa forma de reduzir os gastos mensais é diminuindo as despesas com eletricidade. Adote medidas que tornem o uso de energia mais eficiente.

– Consumo de água – Planeje-se para evitar desperdício de água em cada ambiente: corte o fornecimento quando não estiver em uso, evite jatos d’água intensos e faxinas desnecessárias, troque as mangueiras por vassouras etc.

– Use os indicadores a seu favor – O aumento da taxa de juros e da inflação pode trazer grandes dificuldades aos negócios. Como tomar melhores decisões em um cenário econômico como o atual? Como está o ambiente de negócios para a concorrência? Os estoques estão em níveis adequados?

– Faça a gestão correta do seu estoque – O controle de estoques é um dos principais conceitos de uma boa gestão. Esta organização é essencial para evitar gastos excessivos na manutenção de um estoque parado, ou ainda pior, a falta de peças ou produtos.

– Compare taxas de juros e maquininhas de cartão – O que você leva em conta na hora de escolher uma maquininha de cartão? É melhor comprar ou alugar o equipamento? O caixa da empresa terá grande alívio caso o empreendedor planeje a escolha de forma a buscar a redução de custos e a compensação mais rápida. Para isso, é preciso considerar os cartões mais utilizados pelos clientes, se as maquininhas aceitam carteiras digitais, as taxas para compras à vista e parceladas, a forma de conexão com a internet etc. Quanto à escolha da melhor linha de crédito, na hora de contratar um empréstimo, o primeiro critério a ser avaliado é a taxa de juros cobrada na operação. 

Fonte: Portal Fecomércio/SP